terça-feira, 12 de abril de 2011

Os Gorilas ainda estão a Solta


A novela "Amor e Revolução" vem rendendo na internet, apesar de a audiência ainda estar aquém do esperado na TV.
Desta vez, um portal militar resolveu fazer um abaixo-assinado contra a novela de Tiago Santiago, que aborda o período da ditadura militar no Brasil.
Os donos do site querem que a trama seja proibida de ir ao ar no SBT.


No texto, os autores dizem que "é óbvio que o governo federal através da comissão da verdade, recém criada, está participando do acordo em exibir a novela Amor e Revolução no SBT. Parece-nos que se trata de um acordo firmado com o empresário Silvio Santos, visando o saneamento do Banco Panamericano do próprio empresário. As forças armadas não devem permitir, dentro da legalidade, que tal novela seja exibida, pelos motivos óbvios abaixo declarados. Convém salientar que as forças armadas já se manifestaram negativamente a respeito da novela Amor e Revolução".
E completam: "sendo assim, o efetivo da forças armadas, tanto da ativa como inativos e pensionistas, vêm respeitosamente através desse abaixo assinado, como um instrumento democrático, solicitar do digno Ministério Público Federal, representado acima, providências em defesa da normalidade constitucional, vista o cumprimento da lei de anistia existente, conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal. Nestes termos pede deferimento em caráter urgentíssimo".
Procurado pelo NaTelinha, o novelista Tiago Santiago falou sobre o protesto: "Achei despropositado, porque a novela é respeitosa com as Forças Armadas, mostrando herói militar e oficiais democratas, a favor da legalidade. Em diversos trechos da novela, há menções favoráveis a militares, evidenciando que nem todos participaram do golpe e da violenta repressão à oposição".
Santiago também comentou sobre a ideia de que a novela foi feita após o saneamento do banco Panamericano: "o argumento de que a novela teria qualquer coisa a ver com o saneamento do Banco Panamericano também não procede. A proposta partiu de mim para o SBT e não vice-versa. Comecei os trabalhos antes de saber que havia qualquer problema com o Banco e antes de saber também que a Dilma seria eleita presidente".
E concluiu: "enfim, achei uma iniciativa despropositada, que interessa apenas aos criminosos, torturadores e assassinos, que violaram as Convenções de Genebra, nos chamados ’anos de chumbo’ da ditadura militar".
A colaboradora de Tiago Santiago em "Amor e Revolução", Renata Dias Gomes, também falou com o NaTelinha. Ela comentou que "felizmente a ditadura e a censura acabaram e hoje a gente pode contar uma história sem medo. Ou deveria poder".

2 comentários:

  1. É uma piada de mal gosto essa manifestação das Forças Armadas...Em primeiro lugar por que nunca vi verdade ofender ninguém...em segundo lugar as dívidas do Pan Americano já foram sanadas e o banco nem pertence mais ao Silvio Santos, ele vendeu!!!
    É mais uma manobra para deixar o Brasil no escuro, quanto a um período de sua história...Mas confio no poder da democracia...palavra q os torturadores das Forças Armadas não conhecem!!

    ResponderExcluir
  2. Esses senhores cujo único uniforme hoje é o pijama, deveriam ater-se aos seus aposentos, pois em momento algum podem solicitar qualquer impetração seja contra um livro, novela, filme ou qualquer outra manifestação, pois quem deteve o poder na época que se representa neste folhetim foram estes que pretendem omitir a verdade que os assombra! Estes, por anos tiveram a história contada sob sua ótica e sem ninguém questioná-los. Mas hoje os tempos são outros os ventos democráticos impulsionam à tempo suficiente esta nação, que hoje conquista o direito de saber a verdade sobre sua história

    ResponderExcluir